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sexta-feira, 15 de junho de 2012

Dieta Alimentar para o Diabético

A dieta é fundamental para o controlo da diabetes. As refeições devem ser feitas a horas regulares e bem distribuídas. O ideal será fazer 3 refeições principais, pequeno-almoço, almoço e jantar e comer 3 vezes ao dia e fazer uma pequena ceia antes de deitar, qualquer coisa leve, como uma bolacha ou uma fatia de pão com queijo. Deve beber também muitos líquidos, 2 litros por dia (12 copos).
A dieta recomendada para pessoas com diabetes mellitus deve ser rica em fibras alimentares, especialmente fibras solúveis, e com pouco açúcar e gordura (especialmente gordura saturada).
O diabético deve ser encorajado a diminuir a ingestão de hidratos de carbono com alto índice glicémico.
Porém, em casos de hipoglicemia, o diabético deverá ser orientado no sentido de ingerir alimentos ou bebidas que possam elevar rapidamente a glicose no sangue, seguidos de hidratos de carbono de cadeia longa (como pão de centeio) para prevenir o risco de hipoglicemia posterior.

Dieta Recomendada
  • Ingerir alimentos ricos em fibras: ajudam a controlar o nível do açúcar no sangue, a baixar o colesterol e a prevenir a aterosclerose. Exemplos destes são: fruta e vegetais frescos; pão e cereais integrais; leguminosas (feijão e ervilhas);
  • Eliminar a gordura da sua dieta: evitar utilizar manteiga, margarina, óleos e molhos de salada durante a preparação das suas refeições;
  • Evitar alimentos com gordura: leite integral, queijo, natas e carne com gordura - separar a gordura da carne e retirar a pele da galinha antes de cozinhar ou comer. Preferir o leite meio-gordo ou magro;
  • Eliminar todos os alimentos ricos em açúcar da sua dieta: chocolates, rebuçados, bolos, croissants, compotas, mel, cereais, doces, bebidas açucaradas, etc.;
  • Diminuir a ingestão de frutas doces, como por exemplo: maça doce, pêra, banana, manga, abacaxi, ameixas, cerejas, uvas, figo, passas;
  • Dar preferência ao peixe, carnes brancas (por exemplo: frango) e à carne magra de boi;
  • Eliminar o sal da preparação dos alimentos substituindo-o por temperos naturais, como por exemplo alho, cebola, pimenta e ervas;
  • Diminuir o consumo de alimentos salgados: batatas fritas, enchidos e fumados;
  • Procurar substituir o pão de trigo por pão integral ou as bolachas doces por bolachas com sal;
  • Dar preferência a alimentos grelhados, assados, refogados ou ensopados, sempre com pouco ou nenhum óleo, e evitando ao máximo as frituras;
  • Diminuir ou, de preferência, eliminar o consumo de bebidas alcoólicas.
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