Informação sobre diabetes, causas, sintomas e tratamento do diabetes, identificando o diagnóstico do diabetes mellitus tipo 1, tipo 2 e gestacional, e fornecendo dicas de alimentação e atividade física adequada para prevenir o diabetes.


quinta-feira, 14 de junho de 2012

Tratamento da hipoglicemia

O ataque hipoglicémico é raro em diabéticos tipo 2, pois estes controlam a doença através da alimentação. O tratamento imediato para fazer terminar o ataque é ingerir algum alimento ou bebida com açúcar, por exemplo um copo de sumo de fruta com açúcar, cubos de açúcar, chocolate, bolachas, uma mão-cheia de doces, comprimidos de glicose ou dextrose em gel. Ao ingerir algo doce, o açúcar será libertado para a corrente sanguínea, restituindo assim rapidamente o nível normal de açúcar do sangue. No entanto, assim que o nível de açúcar começar a voltar ao normal, deverá ingerir alimentos com alto teor de hidratos de carbono, que libertam açúcares de forma mais lenta, para estabilizar os níveis de açúcar no sangue.
Esses alimentos podem ser uma banana ou uma sandes, por exemplo. Se tiver diabetes tipo 1, deve trazer sempre consigo glicose em gel ou alimentos doces. Os diabéticos tipo 1 têm uma maior probabilidade de vir a ter um ataque hipoglicémico do que os diabéticos tipo 2.
Também podem usar-se injecções da hormona glucagina em caso de emergência, sobretudo se a pessoa não estiver consciente.
Índice dos artigos relativos a Diabetes

ACOMPANHE OS ARTIGOS DO BLOG NO SEU EMAIL