Informação sobre diabetes, causas, sintomas e tratamento do diabetes, identificando o diagnóstico do diabetes mellitus tipo 1, tipo 2 e gestacional, e fornecendo dicas de alimentação e atividade física adequada para prevenir o diabetes.


domingo, 27 de julho de 2014

Conhecendo a diabetes

Diabetes é uma doença crônica que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente (um hormônio que regula o açúcar no sangue) ou, alternativamente, quando o corpo não pode utilizar eficazmente a insulina que produz. O risco global de morrer, entre pessoas com diabetes é de pelo menos o dobro do risco de seus pares sem diabetes.
• Mais de 220 milhões de pessoas em todo o mundo tiveram diabetes em 2004.
• A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que mortes por diabetes irão duplicar até 2030.
• Quase metade das mortes por diabetes ocorrem em pessoas com idade inferior a 70 anos.
• Quase 80% das mortes por diabetes ocorrem em países de baixos e médios níveis sócio económicos.

Açúcar elevado no sangue é um efeito comum da diabetes não controlada, e com o tempo pode danificar o coração, vasos sanguíneos, olhos, rins e nervos. Algumas complicações de saúde de diabetes incluem:
• A retinopatia diabética, que é uma importante causa de cegueira, e ocorre como resultado da acumulação de danos nos pequenos vasos sanguíneos na retina, de longo prazo. Após 15 anos de diabetes, cerca de 10% dos pacientes desenvolvem deficiência visual grave.
• A neuropatia diabética causa danos aos nervos, como resultado de diabetes, e afeta até 50% das pessoas com diabetes. Os sintomas mais comuns são formigamento, dor, dormência ou fraqueza nos pés e mãos.
• Combinado com redução do fluxo sanguíneo, neuropatia nos pés aumenta a chance de úlceras do pé e eventual amputação do membro.
• Diabetes está entre as principais causas de insuficiência renal; sendo que entre 10 e 20% das pessoas com diabetes morrem de falência renal.
• Diabetes aumenta o risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral; e 50% das pessoas que apresentam diabetes morrem de doença cardiovascular (principalmente doença cardíaca e acidente vascular cerebral).

As implicações económicas da diabetes
Diabetes e suas complicações têm consequências económicas significativas em indivíduos, famílias, e sistemas de saúde de muitos países.
As pessoas que apresentam diabetes e suas famílias sentem o impacto do diabetes mais diretamente, muitas vezes através das despesas de tratamento do diabetes e perda de renda familiar quando o diabetes interfere com o trabalho.

A diabetes tipo 1 é caracterizada por uma falta de produção de insulina. Sem administração diária de insulina, diabetes tipo 1 é rapidamente fatal.
Diabetes tipo 2 resulta do uso ineficaz de insulina (pelo corpo). Cerca de 90% das pessoas com diabetes em todo o mundo têm o tipo 2, sendo em grande parte resultado de excesso de peso e sedentarismo.

Índice dos artigos relativos a Diabetes